Chamada para Organizações da Sociedade Civil
05/05/2018O projeto Mulheres Negras do Cone Sul, seu retrato em Preto e Branco convida organizações grupos de mulheres negras da sociedade civil para participar do edital "Mulheres Negras por seus Direitos"
Objetivo
Fortalecer as organizacões e/ou grupos de movimentos sociais de mulheres negras, na sua diversidade que trabalhem na incidência política para o exercício de sua cidadania como sujeitas de direitos, por uma região livre do racismo, de violencias e de qualquer outra forma de discriminação.
Eixos Temáticos
- Uma vida livre de racismo e sexismo.
Iniciativas orientadas para erradicar o racismo e o sexismo da vida das mulheres afrodescendentes através de ações que transformem as práticas culturais e institucionais que permitem a discriminação racial na vida cotidiana nos âmbitos institucionais; que obstaculizam o exercício pleno dos direitos cidadãos e direitos civis. Iniciativas que visibilizem, identifiquem e caracterizem as violências contra as mulheres negras.
Mulheres negras defendendo seus direitos
Iniciativas orientadas a erradicar a violencia da vida das mulheres negras através de ações que transformem as práticas culturais e institucionais que fomentam a violência racial sobre suas vidas e seus corpos nas ruas, na casa e no trabalho. Iniciativas que visibilizem e denunciem a violação ao exercício de seus direitos sexuais e direitos reprodutivos, o estupro e a violência obstétrica.
Linhas de Ação
Serão selecionadas iniciativas que monitorem umapolítica pública nacional ou local referidas nos eixos temáticos. Serão priorizadas iniciativas inovadoras, criativas, artísticas, baseadas em linguagens virtuais, para a incidência política em defesa do exercício pleno da cidadania das mulheres negras que se referenciem, entre outras estrategias, de:
- Formação e fortalecimento de capacidades;
- Comunicação alternativa e ferramentas artísticas, pedagógicas etc;
- Trabalho em redes e intercambios entre gruposque fortalecam e promovam as ações conjuntas e alianças estratégicas.
Quem​ ​pode​ ​participar
Grupos e organizações de mulheres afrodescendientes do Brasil, Chile e Uruguai.
Terão prioridade as organizações e grupos que não tenham acesso, no momento de apresentação do chamado, a recursos econômicos ou financiamentos.
Atenção: Não serão aceitos projetos propostos por organizações gobernamentais, universidades, organizações internacionais, partidos políticos, empresas de pequeño, grande ou médio porte, microempresas e micro emprendedores individuais.
Para participar e imprescindivel completar os dois passos siguentes.
- Completar as perguntas que se encontram em um simples questionario, que pode ser acessadp através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdnJZOmAxHQEAOFyi1vMhFn5zCyOygtPXxvwGhRe_AH0WtNnQ/viewform
- Enviar através de whatsapp um video filmado em qualquer dispositivo (câmara, telelefone celular, Tablet etc.) com uma duração máxima de​ ​3 (três)​ ​minutos, para o celular +598 96 827 930 (Os videos com mais minutos do que estabelecido não serão considerados para efeito da proposta.)
- A não realização de um desses passos implicará na desclassificação e impossibilidade de participar dessa chamada.
- O vídeo deve conter uma incidencia política que explicite o monitoramento de uma política pública local, regional ou nacional
- O vídeo deve ter como título: Organização-Nome da iniciativa.
- Terão prioridade as organizações e grupos que não tenham acesso a recursos
Monto del llamado
As organizações ou grupos selecionados receberão o montante de USD 1.000 (mil dólares americanos) impostos incluidos. Os pagamentos serão realizados mediante transferância bancária, ficando os custos bancários, taxas e importos asociados à transferencia por conta do receptor do recurso.
Não será levado em conta as propostas que não cumprirem com esses requisitos e não apresentem o formulario debidamente preenchido.
A comissão julgadora será integrada por representantes do Projeto Mulheres Negras do Cone Sul seu retrato em preto e branco e da AECID. ​Os Prazos
O prazo para apresentação de propostas será em 15 de mayo de 2018, às 23:59 horas do Uruguai
Os resultados da convocatoria serão divulgados em 18 de mayo de 2018 através da página web do projecto: http://www.mujeresnegrasdelsur.org/
Informações adicionais
Difusão
As organizaciones selecionada aceitam que o resultado e/ou produto do trabalho apresentado seja divulgado através da página web e nas redes sociais bem como se comprometem a dar declaração para as mídias de forem solicitadas.
Esse chamado cumpre com as únicas funções expressas nesses objetivos. A apresentação das propostas e vídeos não garantem aval de nenhum tipo às atividades das organizações, nem que estejam automaticamente contempladas.
A s organizações interessadas poderão solicitar esclarecimentos ou dirimir dúvidas através do correio eletrônico: proyectoregionalcm@gmail.com até 12 de mayo de 2018.